Apresentação

Bem-vindo(a) ao curso de Florestas Plantadas.

Este curso foi criado para levar a você e aos demais produtores do bioma cerrado a atualização das técnicas que favorecem a diminuição da emissão de gases de efeito estufa que promovem o aquecimento global. Aproveite ao máximo as informações fornecidas e também este curso, que foi elaborado para complementar o seu aprendizado.

Nós passamos a vida toda aprendendo, não é mesmo? O mundo atual está oferecendo mais informações e conhecimentos sobre todos os assuntos. A atividade agropecuária passa por mudanças e as tecnologias chegam para ajudar o produtor nas suas atividades produtivas e na proteção do ambiente rural.

Floresta Eucalipto

O curso está organizado em quatro módulos. Clique sobre os títulos dos módulos para ver as aulas que compõem cada um:

Módulo 1 – As Florestas Plantadas Brasileiras

Aula 1 – Contextualização das Florestas Plantadas Brasileiras

Aula 2 – Sistema Silvicultural

Aula 3 – Escolha da Área

Aula 4 – Estradas, Talhões e Aceiros

Aula 5 – Escolha da Espécie

Aula 6 – Espaçamento

Aula 7 – Aquisição, Transporte e Armazenamento de Mudas para Plantio

Módulo 2 – Preparo para o Plantio

Aula 1 – Preparo da Área para Plantio

Aula 2 – Correção do Solo

Aula 3 – Adubação

Aula 4 – Plantio e Replantio

Módulo 3 – Controle de Pragas e Doenças

Aula 1 – Controle de Pragas

Aula 2 – Controle de Doenças

Aula 3 – Controle de Plantas Daninhas

Aula 4 – Incêndio Florestal

Módulo 4 – Tratos e Colheita

Aula 1 – Tratos Silviculturais

Aula 2 – Colheita Florestal

Aula 3 – Equipamentos para Colheita

Aula 4 – Sistemas de Colheita

Este curso faz parte da Coleção ABC Cerrado – Tecnologias Sustentáveis de Produção Agropecuária no Bioma Cerrado. Essa coleção, que é composta de sete cursos, é fruto do Projeto ABC Cerrado, que foi implementado durante os anos de 2014 a 2019. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse projeto?

O Projeto ABC Cerrado

O Brasil ocupa um lugar de destaque entre os maiores produtores de alimentos do mundo, além de ser um dos países que mais preserva o meio ambiente – consegue produzir em apenas 27,7% do seu território, enquanto mantém 61% coberto com vegetação nativa.

Mesmo assim, durante a 15ª Conferência das Partes (COP-15), em 2009, o País assumiu o compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE). De lá para cá, a agricultura de baixa emissão de carbono (ABC) passou a receber uma atenção maior por parte do Governo e de diversas instituições, que criaram programas para incentivar o produtor rural brasileiro a adotar técnicas sustentáveis.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) participa dessas iniciativas que contribuem com a meta nacional de redução de emissão de gases do efeito estufa pela atividade agropecuária. É o caso do Projeto ABC Cerrado, que disseminou práticas de agricultura de baixa emissão de carbono e estimula o produtor a investir na sua propriedade, para impulsionar a produtividade e a renda, ao mesmo tempo em que preserva o meio ambiente.

Sete estados, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Piauí e Tocantins, mais o Distrito Federal, que fazem parte do bioma Cerrado, participaram do Projeto.

O SENAR atuou como responsável pela transferência de tecnologias aos produtores rurais do bioma Cerrado por meio de capacitação, pela formação de instrutores e de técnicos de campo, além de fornecer assistência técnica e gerencial à atividade rural, com foco em tecnologias preconizadas pelo Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC).

Desde a sua criação, o SENAR levou aos agricultores e pecuaristas brasileiros os avanços da ciência e da tecnologia. Com esse curso, espera contribuir para o crescimento do seu empreendimento e da produção de alimentos com sustentabilidade.

Projeto ABC Cerrado

Os Cursos

A coleção ABC Cerrado é composta por um conjunto de sete cursos:

Projeto ABC Cerrado

Recuperação de Pastagens Degradadas

Carga horária: 20 horas

Sistema Plantio Direto

Carga horária: 30 horas

Florestas Plantadas

Carga horária: 30 horas

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

Carga horária: 30 horas

Tratamento de Dejetos Animais

Carga horária: 20 horas

Fixação Biológica de Nitrogênio

Carga horária: 20 horas

Mudanças Climáticas e Agricultura

Carga horária: 20 horas

Fazenda Rio Novo

Para facilitar sua compreensão dos assuntos e das técnicas abordadas nos sete cursos, apresentaremos o caso fictício da fazenda Rio Novo. Ela é de propriedade da família do Sr. Antônio e da Sra. Teresa e fica no estado de Goiás, em uma região onde predomina o bioma Cerrado.

Todos dessa família vão se empenhar em adotar práticas sustentáveis na propriedade, que trarão maior produtividade e ainda contribuirão para reduzir a emissão dos GEEs. Cada membro será o responsável por uma ação específica na fazenda e acompanhará os participantes dos diferentes cursos. Conheça um pouco dessa família clicando sobre cada integrante:

Antônio

76 anos

Ensino fundamental completo

No final da década de 1960, Antônio herdou um pedaço de terra no interior de Goiás, região de Cerrado, e lá iniciou um discreto plantio de milho. Alguns anos mais tarde, passou também a criar gado na mesma propriedade.

Sem muito estudo, viu sua propriedade crescer, fruto de seus esforços e de sua esposa, Dona Teresa. No entanto, junto com o crescimento da propriedade também veio a degradação das pastagens pelo gado e pelo manejo incorreto da própria pastagem.

Hoje, o Sr. Antônio quer reintegrar as áreas degradadas pela pastagem ao processo de produção de alimentos. Com isso, quer evitar a abertura de novas áreas para a pastagem, o que é benéfico ao meio ambiente, além de trazer economia para o próprio bolso.

Para isso, pretende aplicar práticas que recuperem a capacidade produtiva do solo degradado na fazenda Rio Novo.

Você pode acompanhar essa empreitada do Sr. Antônio no curso Recuperação de Pastagens Degradadas.

Teresa

72 anos

Ensino fundamental completo

Ao lado do Sr. Antônio, Teresa plantou as primeiras sementes de milho na propriedade Rio Novo ainda na década de 1960. Juntos, trabalharam duro para que essa propriedade crescesse e fosse produtiva.

Ela é uma pessoa muito observadora e gosta de conversar com outros produtores da região. Sempre em contato com os vizinhos e “antenada” em tudo que acontece por ali.

Apesar de não ter tido a oportunidade de estudar além do ensino fundamental, viu que seus vizinhos utilizavam uma técnica muito interessante para proteger o solo e evitar erosões. Quem sabe a técnica não daria certo na fazenda Rio Novo? Resolveu testar e... deu!

Agora, Dona Teresa quer aprimorar ainda mais a aplicação da técnica para resolver os problemas de conservação de água e solo, como a erosão na fazenda Rio Novo. Você pode conferir mais sobre a técnica e os resultados que ela obteve no curso Sistema Plantio Direto.

João

49 anos

Técnico agrícola

João cresceu vendo seus pais, Antônio e Teresa, darem duro na fazenda Rio Novo e presenciou o grande crescimento da propriedade.

Inspirado pela dedicação e amor dos pais pela terra, nunca passou pela sua cabeça deixar o campo para exercer outra atividade... Queria fazer a diferença no campo!

Assim, ao terminar o Ensino Médio, matriculou-se em um curso técnico agrícola. Lá teve a ideia, junto com Carmen, hoje sua esposa, de plantar árvores comerciais de rápido crescimento na fazenda, como uma alternativa de renda para a família.

Acompanhe o João no curso Florestas Plantadas.

Carmen

47 anos

Técnica agrícola

Carmen conheceu seu marido João ainda na adolescência, no colégio onde estudavam. Ao se casar com João, mudou-se para a fazenda Rio Novo, de propriedade de seu sogro Antônio.

Fizeram juntos o mesmo curso técnico agrícola, onde tiveram a ideia de plantar espécies florestais na propriedade.

Para fazer a ideia dar ainda mais certo, Carmen tem se empenhado em integrar a lavoura e as pastagens à nova área florestal.

Sempre cuidadosa, quer aumentar a renda da propriedade, mas sem descuidar da legislação ambiental vigente.

Você pode acompanhar o passo a passo de suas ações no curso Integração Lavoura-Pecuária-Floresta.

Rogério

28 anos

Engenheiro agrônomo

Rogério é o filho mais velho do casal João e Carmen, primeiro neto de Antônio e Teresa.

Apaixonado pela terra, formou-se engenheiro agrônomo.

Durante a graduação, percebeu que o dejeto de animais pode se tornar uma potencial fonte de energia e até mesmo de renda.

Por isso, tem se empenhado em tratar esses dejetos da forma correta na propriedade Rio Novo.

Você pode aprender a técnica utilizada pelo Rogério no curso Tratamento de Dejetos Animais.

Natália

24 anos

Bióloga

Natália é filha do casal João e Carmen e neta de Antônio e Teresa. Sempre muito curiosa, desde criança desejava ser “cientista”.

Influenciada pelo ambiente em que cresceu, e enxergando uma oportunidade para colocar em prática toda a sua curiosidade sobre as plantas e animais, tornou-se bióloga.

Seu Trabalho de Conclusão de Curso foi sobre o ciclo do nitrogênio na natureza. Com base nos amplos conhecimentos obtidos em seus estudos, tem defendido o plantio, na fazenda Rio Novo, de propriedade da família, de espécies que possibilitem a fixação de nitrogênio no solo. Isso permitirá uma melhora na fertilidade do solo da propriedade.

Você também pode ter acesso a esses conhecimentos da Natália realizando o curso Fixação Biológica de Nitrogênio.

Mariana

20 anos

Estudante de Engenharia Ambiental

Filha mais nova do casal João e Carmen, defende o meio ambiente com unhas e dentes, mas sem se descuidar do setor produtivo da fazenda!

Está no terceiro ano da faculdade de Engenharia Ambiental e deseja especializar-se na área de sustentabilidade no campo.

Quer permanecer na propriedade Rio Novo da família, adaptando a produção às mudanças climáticas e fiscalizando a adoção de práticas sustentáveis por todos!

O curso Mudanças Climáticas e Agricultura fala sobre esse assunto e apresenta as práticas sustentáveis defendidas pela Mariana.

A família do Sr. Antônio contará com a ajuda do Marcos, técnico do SENAR que atende à região. Você perceberá que, em diferentes momentos dos cursos, o técnico Marcos enviará dicas e orientações por meio de áudios. Portanto, ao se deparar com o ícone ao lado nos cursos, não deixe de ouvir suas valiosas dicas!

Recursos educacionais e interativos

Ao longo do curso, você encontrará imagens, áudios e vídeos. O objetivo é tornar seu aprendizado mais interessante e prazeroso. Além disso, também se deparará com recursos interativos que ajudarão a aplicar da melhor forma os novos conhecimentos.

Quer ver o funcionamento de um desses recursos na prática? Clique sobre o ícone a seguir.

Outro exemplo de recurso interativo são as palavras destacadas, que exibirão sua definição ou uma explicação extra quando forem acionadas. Veja uma demonstração clicando sobre a expressão em destaque na seguinte frase:

A maioria dos solos no Cerrado é muito antiga e bastante modificada pela ação de processos químicos e físicos e possui baixa fertilidade, com sérias limitações à produção.

Durante todo o curso, você terá a companhia do João. Como você já viu, cresceu vendo seus pais, Antônio e Teresa, darem duro na fazenda Rio Novo e presenciou o grande crescimento da propriedade. Agora, junto com sua esposa Carmen, eles tiveram a ideia de plantar árvores comerciais de rápido crescimento na fazenda, como uma alternativa de renda para a família.

Então, sempre preste muita atenção no que ele tem a dizer!

Atividade de aprendizagem

A navegação pelo conteúdo deste curso é sequencial e linear. Isso significa que você deve acessar o primeiro módulo e conferir todos as aulas. Ao final do curso, você realizará a atividade de aprendizagem para, então, liberar o conteúdo do módulo seguinte.

Canais de comunicação

Este é um curso autoinstrucional, isso quer dizer que, diferente de outros cursos no formato a distância, neste não temos a figura do tutor, pois ele foi construído para que o aluno aprenda de forma autônoma. Mas isso não significa que você está sozinho nesta jornada!

Durante seus estudos, você poderá utilizar os canais de comunicação disponibilizados no seu ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para esclarecer dúvidas técnicas com a monitoria do curso.

Os monitores dão o suporte necessário às dúvidas de cunho mais técnico relacionadas ao AVA e às regras de conclusão do curso.

Siga em frente e bom estudo!